comercio exterio
A empresa fabricante de máquinas e equipamentos, ao iniciar sua atividade exportadora, deverá se atentar cuidadosamente ao aspecto logístico da operação, incluindo a escolha correta da modalidade de transporte, pois esta escolha influenciará diretamente o custo do produto a ser exportado.
O transporte de mercadorias no comércio exterior é a etapa que compreende o deslocamento físico de seu produto, desde o seu local de produção (sua empresa) ou armazenamento, até o local acertado com o seu importador (comprador).
Pode ser desdobrado em:
Frete Interno: encaminhamento do produto do local de produção ao local de início do transporte internacional;
Transporte Internacional: deslocamento entre dois países regido por um contrato internacionalmente aceito;
Frete Interno no local de Destino: deslocamento que se inicia ao fim do transporte internacional, do local do desembarque até o destino do produto.
Para a escolha da modalidade adequada, alguns fatores devem ser analisados, como pontos de embarque e desembarque, urgência na entrega, peso da carga, possibilidades de uso do meio de transporte, tais como a disponibilidade e frequência. Nesta tarefa, você pode designar uma empresa especializada em transportes de mercadoria ou, por sua conta, procurar o tipo de transporte mais adequado para atender ao pedido do importador.
Apresentamos, a seguir, as modalidades de transporte utilizadas no transporte internacional.
Transporte Marítimo: representa, praticamente, a totalidade dos serviços de transporte no comércio exterior. Sua grande utilização no transporte internacional, atualmente responsável por cerca de 90% das cargas, é dado devido ao seu baixo custo. O transporte marítimo pode ser dividido em três formas de navegação, a saber: Navegação de cabotagem: realizada entre portos do território brasileiro; Navegação interior: realizada em hidrovias interiores, em percurso nacional ou internacional; Navegação de longo curso: utilizada