Comercio exterio
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - EAD
DISCIPLINA: COMÉRCIO EXTERIOR
PROFESSOR: RITA BULHÕES # BLOCOS ECONÔMICOS : o que é um bloco; quais os principais Blocos ; enfatizando o MERCOSUL e quais são os tipos de integração comercial atualmente praticados.
# O Balanço Internacional de Pagamentos, discorrendo sobre sua estrutura convencional e os aspectos principais de cada uma das contas.
Nome: GISELE DIAS SILVA
CPD:16679
TURMA:5406131
São Luís
2014
Introdução Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Que adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial. E importante frisar que, ao participar de um bloco econômico, um país pode aumentar sua competitividade, e este é um dos grandes objetivos de um megabloco. Essa maior competitividade advém da maior facilidade de comercio e mercadorias, em que um determinado país pode importar mais barato algumas matérias-primas de que não tem vantagens comparativas, reduzindo seus custos de produção e, assim, tornando-se maior exportador de bens finais. Também de grande importância os fluxos das transações com bens e serviços das transferências unilaterais e dos movimentos de capitais para