solubilidade
Com este trabalho visamos relatar os testes de solubilidade de algumas substâncias, com o objetivo de classificá-los de acordo com sua interação com determinado solvente, os quais serão identificados na prática laboratorial e, descreve-los em seguida. O conceito de solubilidade, de forma geral é a capacidade de uma substância tem de se dissolver em outra. E solução é uma mistura de soluto mais solvente, em uma única fase podendo assim ser classificada como homogênea.
Temos com principal objetivo compreender a influencia das propriedades químicas na relação solutos solventes existentes em uma solução, bem como a estabilidade e a vigência das características de soluções.
2 REVISÃO DA LITERATURA
2.1 SOLUÇÃO
Define-se solução como sendo uma mistura homogênea composta de dois ou mais componentes. Uma solução consiste de:
Solvente: Este é o componente da solução que se apresenta em maior quantidade. Frequentemente, mas não necessariamente, ele é a água, o que caracteriza uma solução aquosa.
Soluto: Este é o componente que, usualmente, se apresenta em menor quantidade. É a substância que se dissolve no solvente.
Quando uma substância sólida se dissolve em um líquido, o sólido parece desaparecer. As partículas do sólido de tamanhos visíveis se quebram em partículas minúsculas que são distribuídas ao acaso através do líquido, e o líquido permanece transparente, o que dá sentido de ser homogênea, isto é, de composição única. O soluto forma uma espécie de ligação com o solvente. No caso de soluções aquosas, esta ligação pode ser do tipo de ligações de hidrogênio, como no caso do açúcar em água, ou de hidratação (solvatação, no caso do solvente não ser a água), como ocorre com o sal de cozinha (cloreto de sódio) em água.
2.2 SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO
Reagentes químicos são extraídos de fontes naturais ou são sintetizados a partir de outros compostos (através de reações químicas). Qualquer que seja a origem, extração ou síntese, raramente produz