Comercio eletronico
2.2) Risco Operacional
Risco operacional está relacionado a possíveis perdas como resultado de sistemas e/ou controles inadequados, falhas de gerenciamento e erros humanos.
Risco operacional pode ser dividido em três grandes áreas:
a) Risco organizacional está relacionado com uma organização ineficiente, administração inconsistente e sem objetivos de longo prazo bem definidos, fluxo de informações internos e externos deficientes, responsabilidades mal definidas, fraudes, acesso a informações internas por parte de concorrentes, etc.
b) Risco de operações está relacionado com problemas como overloads de sistemas
(telefonia, elétrico, computacional, etc.), processamento e armazenamento de dados passíveis de fraudes e erros, confirmações incorretas ou sem verificação criteriosa, etc.
c) Risco de pessoal está relacionado com problemas como empregados não-qualificados e/ou pouco motivados, personalidade fraca, falsa ambição, “carreiristas”, etc.Risco Operacional
Visão Geral
Risco operacional é o risco de perda causada por pessoas, sistemas ou resultante de processos internos inadequados ou de eventos externos.
Nossa exposição ao risco operacional deriva de erros de processamento de rotina, bem como incidentes extraordinários, tais como falhas de sistema.
Potenciais hipóteses de eventos de perda, relacionadas ao risco operacional interno e externo, incluem:
• Clientes, produtos e práticas comerciais;
• Execução, entrega e gestão de processos,
• Descontinuidade de negócios e falhas de sistema;
• Gerenciamento de recursos humanos e segurança no trabalho;
• Danos em ativos físicos;
• Fraude interna; e
• Fraude externa.
A empresa mantém completa estrutura de controle, projetada para fornecer um ambiente seguro, de forma a minimizar riscos operacionais.
O Comitê Global de Risco Operacional supervisiona o contínuo desenvolvimento e a implementação de nossas estruturas e políticas de risco operacional. Nosso departamento de Gestão de Risco