comercio eletronico
CONTROLE DE RISCOS
Weliton Rezende Soares Professor Leis da Silva Batista Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Tecnológo em Logística (LOD0120) – Prática do módulo 3 00/00/00
RESUMO
O objetivo desse artigo foi identificar dimensões de riscos percebidos na compra on-line por usuários da Internet que já compraram e pelos que nunca adquiriram produtos por este meio. O trabalho é resultado de um survey junto a uma amostra de 200 internautas. Destes, 111 participaram do grupo dos que nunca compraram pela rede e 89 dos que já compraram. O uso de estatísticas multivariadas destacou os riscos de proteção da informação, futura oportunidade perdida e dano físico das mercadorias adquiridas para os usuários que já compraram pela Internet e, para os que nunca compraram, acrescentam-se a esses os riscos de perda da socialização e satisfação. Os usuários que nunca compraram pela rede perceberam mais dimensões de risco e em um maior grau do que os que já utilizaram a Internet como um meio de compras.
Palavras-chave: Internet, comércio eletrônico, comportamento do consumidor, risco percebido, tipologias de riscos.
A INTERNET COMO UM MEIO DE COMPRA
O ambiente comercial da Internet possui características únicas que o distingue das formas tradicionais de comércio, trazendo um novo paradigma. A Internet é um ambiente de mídia interativo, não linear e que possui uma cultura peculiar. KIANI (1998) afirma que devido a estas diferenças, estão ocorrendo profundas variações na maneira como os usuários compram produtos e serviços.
Para LASCH (1998) um dos anseios identificados na compra pela Internet é por uma maior