Hormonio da tireóide
CURSO DE ODONTOLOGIA – UNIDADE TIJUCA
Sistema Endócrino; Glândula Tireoide
Trabalho de Bioquímica. Por Paula Beltrão de Jesus
Introdução
O sistema endócrino é constituído por um grupo de órgãos ou glândulas de secreção interna, com a principal função de produzir hormônios e secreta-los diretamente na corrente sanguínea alcançando as células do corpo.
Cada hormônio tem uma função diferente, porém alguns trabalham juntos. Os hormônios são governados por atividade cerebrais e exercem algumas funções entre as quais eles controlam o crescimento e o desenvolvimento, a reprodução e as características sexuais. Eles influenciam a maneira como o organismo utiliza e armazena a energia. Além disso, os hormônios controlam o volume de líquido e as concentrações de sal e de açúcar no sangue. Assim que são transportados pelo sangue, os hormônios vão atuar em áreas especificas do nosso organismo. Pode-se dizer que os hormônios trabalham como mensageiros que transmitem ordens com endereços e destinatários certos.
Nesse trabalho vamos analisar os hormônios produzidos pela glândula tireoide e suas principais características.
Glândula Tireoide
A Glândula Tireoide se localiza no pescoço, a frente dos anéis da traqueia, entre o pomo-de-adão e a base do pescoço. Essa glândula é responsável por produzir hormônios tiroxina, também chamados de tetraiodotironina e por produzir o hormônio triidotironina.
Em forma de H, consiste em um istmo central, com lobo esquerdo e direito. Fixada a Laringe através de tecido conjuntivo, a Tireoide é movimentada quando exercemos os movimentos da deglutição.
Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).
Hormônios sintetizados pela Tireoide.
A Tiroxina e a Triidotironina são liberadas no sangue a partir da