Comercio eletronico
Capa
Apresentação do Tema
Comércio Eletrônico Poucos acontecimentos tiveram tanta influência em nossa sociedade quanto o surgimento do Comércio eletrônico Int. Além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma como as pessoas comunicam-se, procuram informações e adquire conhecimento, a internet possibilitou o surgimento de um novo meio de comercialização chamado e-commerce (comércio eletrônico).
O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico
Conceituação, histórico e situação atual
O conceito de comércio eletrônico surgiu no final dos anos 70. Diferente do modelo atual, a prática permitia que as empresas mandassem apenas ordem de compras e comprar eletronicamente. Com a expansão do uso de cartões de créditos, serviços de auto-atendimento, caixas eletrônicos e o auge da utilização da internet, houve a popularização do e-commerce. Aqui no Brasil, as empresas começaram a trabalhar com comércio eletrônico em 1995, logo depois da internet comercial. Neste sentido, o Submarino, o Grupo Pão de Açúcar e as Lojas Americanas foram as pioneiras em vendas online.
Existe tecnologia, como por exemplo: maior comodidade para o cliente, segurança e rapidez no pagamento das mercadorias, diminuição dos impostos, aumento dos lucros da empresa, pesquisa de preço do produto, redução da mão-de-obra, comercialização em âmbito global, etc.
Os clientes e para a sociedade; questões como aumento do número de desemprego, diminuição da qualidade dos produtos entregues aos clientes, são alguns dos exemplos mais comuns das desvantagens do comércio eletrônico, que serão abordadas no decorrer deste tópico.
Evolução
Vendas por e-commerce no Brasil disparam no primeiro semestre de 2011
Crescimento dos negócios via online cresce em ritmo forte e atrai presença de nomes tradicionais do varejo físico
No primeiro semestre de 2011, o