Comercial
As Regras dos Actos de Comércio
Maria Vargas 20040019
David Neto 20040054
Índice
NOTA INTRODUTÓRIA ....................................................... 3 ACTOS DE COMÉRCIO ........................................................ 3
REGRAS DOS ACTOS DE COMÉRCIO ....................................... 4
FORMA ..................................................................... 4
SOLIDARIEDADE PASSIVA ............................................... 5 PRESCRIÇÃO .............................................................. 5 - 6 ONEROSIDADE ............................................................ 5 - 6
CONCLUSÃO .................................................................. 7
BIBLIOGRAFIA ................................................................ 7
AS REGRAS DOS ACTOS DE COMÉRCIO
INTRODUÇÃO
Direito Comercial
O Direito Comercial regula as relações entre as pessoas situadas numa posição jurídica equivalente, sempre que essas relações derivam do comércio. Por isso se diz que é um direito privado especial – porque se afasta das regras gerais do direito comum e estabelece um regime diferenciado para uma classe específica de relações jurídicas.
Diz o art. 3.º do C. Com. que, se as questões sobre os direitos e obrigações comerciais não poderem ser resolvidas, nem pelo texto da lei comercial, nem pelo seu espírito, nem pelos casos análogos nela prevenidos, serão decididas pelo direito civil, cabendo a este o papel de direito subsidiário.
O Princípio da autonomia da vontade vigora amplamente neste ramo do direito, assumindo particular ênfase no domínio da liberdade contratual, sendo o Princípio da liberdade da forma aplicado com grande abrangência.
São mencionados na doutrina como valores do direito comercial:
1- A segurança jurídica das transacções e da circulação de bens (confiança);
2- A tutela eficaz do crédito