Comercial
André Ribeiro
(Trabalho Individual)
Prof. Orientador – Daniel Lemos
Gestão Comercial – Prática Módulo I
Introduzindo o Assunto:
Abordaremos neste trabalho o mercado de comercialização de Gás LP, de forma objetiva, detalharemos o produto e sua importância na sociedade atual, será demonstrada a importância ambiental da utilização de energia limpa. Falaremos também da venda clandestina de botijões, suas conseqüências para o consumidor e para o mercado de uma forma geral. Trataremos em uma breve análise sobre a participação da Nacional Gás no comércio do Sul do País.
Gás GLP e sua aplicação no comércio
O que é o GLP?
O GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos em processo convencional nas refinarias, quando produzido a partir do petróleo cru. Pode ser também produzido a partir do gás natural, em unidades de processamento de gás natural (UPGNs). É popularmente conhecido como “gás de cozinha” pois sua maior aplicação é na cocção dos alimentos, mas também é utilizado em várias aplicações industriais e agrícolas . Em estado líquido, o GLP é mais leve do que a água e pode ser facilmente armazenado a uma pressão moderada. Em estado gasoso, ele é mais pesado que o ar, o que faz com que se concentre próximo do solo em caso de vazamento. Por ser invisível e inodoro, adiciona-se um odorizante não-tóxico, como medida de segurança. Por sua facilidade de armazenamento, transporte, grande eficiência térmica e limpeza na queima, o GLP é usado intensivamente em todo o mundo.
O GLP no Brasil
No Brasil, a utilização do GLP como combustível está ligada à história do dirigível alemão Graff Zeppelin, que transportava passageiros entre a Europa e a América do Sul, durante alguns anos no início do século XX. Por sua alta octanagem, o GLP era usado como combustível do motor desses dirigíveis. Na década de 1930, quando essas viagens foram