Agua subterranea
As águas subterrâneas estão contidas nos solos e formações geológicas permeáveis denominadas aqüíferos, sendo que existem três tipos primários de aqüíferos: poroso, cárstico e fissural. Os aqüíferos alem da função de produção, desempenham funções como a de estocagem do excedente de água nos períodos de cheias dos rios, esse volumes estocados poderão ser utilizados durante as épocas de escassez ou em situações emergenciais, tais como enchentes, avalanches entre outros.
É necessário ressaltar que a água é um dos recursos naturais mais importantes e que a sua utilização deve ser feita de maneira a não comprometer a disponibilidade para as gerações futuras, tendo em vista que, a disponibilidade da água é limitada, não só no sentido de quantidade, mas também, no que diz respeito à qualidade. Por isso, é imprescindível que haja projetos pautados na sustentabilidade econômica, social e ambiental, que sejam capazes de controlar o uso indiscriminado, diminuindo o desperdício e garantindo o uso da água a todos.
O uso da água deve ser feito de maneira eficiente e baseado em ações que evitem o desperdício, através de praticas e técnicas que permitam um consumo mais racional desse recurso em todos os âmbitos da sociedade, tais como na agricultura, no consumo familiar, nas fábricas, entre outros.
As águas