Comentários Peças de Teatro
Thérèse Raquin - Émile Zola
Émile Zola foi um consagrado escritor francês, considerado criador e representante mais expressivo da escola literária naturalista além de uma importante figura libertária da França. Nasceu em Paris, em 2 de abril de 1840 e faleceu no mesmo local, em 29 de setembro de 1902. Foi presumivelmente assassinado por desconhecidos, quatro anos depois de ter publicado o famoso artigo J'accuse, em que acusa os responsáveis pelo processo fraudulento de que Alfred Dreyfus foi vítima. Thérèse Raquin é o terceiro romance do escritor francês Emile Zola, publicado em 1867. Zola vai trazê-lo como uma peça de teatro em 1873. O romance é sobre o escritor e o público parisiense. Nele há características do naturalismo. A história centra-se basilarmente num caso de adultério que envolve três personagens, Camille, Thérèse e Laurent. Thérèse vive com sua tia e seu primo, com quem ele está destinado a se casar e viver uma existência monótona. Pouco depois de se casar, Camille leva para casa seu amigo Laurent, com quem Thérèse começa um relacionamento, o que os leva a cometer um crime, gerando muito arrependimento.
Para contar a evolução de seus personagens, o autor usa muitas páginas para explicar em detalhes apenas algumas cenas relevantes nas vidas de seus personagens. Embora haja algumas passagens de diálogo e de alguma força, como a entrega a paixão, o tempo de cometer o assassinato, personagens egoístas cujas personalidades são mostrados com perícia, o autor prefere apenas delinear os eventos e gastar maior parte das análises de texto.
ALEMANHA Maria Madalena – Friedrich Hebbel Christian Friedrich Hebbel nasceu em 18 de março 1813, em Wesselburen, na Alemanha. E falaceu em 13 de dezembro de 1863. Foi um poeta e dramaturgo alemão. Ele era filho de um pedreiro e, apesar de sua origem humilde, ele mostrou um talento para a poesia, resultando na publicação, no Modezeitung Hamburgo, de versos que ele tinha