Comenius
SUSY HELENA GIMENES
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
MARIA TEREZA PEIXOTO
A PEDAGOGIA DE COMENIUS
SÃO JOÃO DA BOA VISTA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 6
2.1 A pedagogia de Comenius 6
2.2 CONCEITOS: EDUCAÇÃO 7
2.3 A Educação Continuada 8
2.4 Formação: Teoria e Prática 8
2.4.1 Competência técnica 10
2.4.2 Criatividade 10
2.4.3 Criticidade 11
2.5 A Didática e a formação do Professor 12
2.6 Métodos Didático-Pedagógicos utilizado pelo professor Universitário 12
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
A educação sempre foi um tema muito discutido e controverso na evolução da humanidade, porque mobiliza múltiplos interesses sócio-politico-econômico-culturais. A historicidade desse assunto oferece oportunidade para muitas reflexões, entre elas a temporalidade e o legado que alguns personagens deixam para a contemporaneidade educacional.
Destaca-se com o um desses personagens Jan Amos Komensky, conhecido por Comenius, nasceu em 1592 na Morávia. Homem religioso protestante envolveu-se em lutas políticas e religiosas do seu tempo. Destacou-se por ser um estudioso e pesquisador incansável na área da Educação, sua preocupação não era só o acesso das crianças e dos jovens à s escolas, mas sim que recebessem os ensinamentos com qualidades de conteúdos.
Criou o primeiro livro-texto pedagógico ilustrado o Orbis Pictus “O mundo em imagens”, publicado em 1650, onde se pode perceber sua preocupação com a importância da representação visual e as experiências na vida do ser humano (Narodowski, 2004).
Seus estudos sobre a Educação culminaram numa obra pedagógica revolucionária: a Didática Magna (1640). Essa obra abrangia ensinamentos sobre a educação na infância, na juventude, melhorar a função da escola e que todos tivessem o direito de frequenta-la. A instituição era local para aprender a ler e cuidar da formação do caráter e tinha na natureza referências de verdade, ordem e bons caminhos.
A