07
“De tempos em tempos, o Céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência, possamos atingir o Céu”
Giorgio Vasari, falando de Leonardo da Vinci
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. O QUE CAUSOU O RENASCIMENTO?
2.1. SURTO COMERCIAL E O MECENATO
2.2. O CRESCIMENTO DAS CIDADES E A BURGUESIA
2.3. A INVENÇÃO DA IMPRENSA
3. CONSEQUENCIAS RENASCENTISTAS
4. MUDANÇA DE PENSAMENTOS ESTÉTICOS E ARTÍSTICOS
5. OS GÊNIOS RENASCENTISTAS
5.1. LEONARDO DA VINCI
5.2. MICHELANGELO
5.3. RAFAEL SANZIO
5.4. BRUNELLESCHI
6. MANEIRISMO
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
1. INTRODUÇÃO
O termo Renascimento é utilizado para caracterizar a civilização européia entre os anos de 1300 a 1650, a literatura, as ciências assim como o campo das artes obtiveram grandes progressos neste período, apesar de certa forma ser uma época em que se reviveria a antiga cultura greco-romana, porém ultrapassando em muito essa sua herança clássica.
O novo nascimento (re-nascimento) voltou os olhos para o humanismo, sendo o espírito deste movimento que fez oposição aos conceitos impregnados da idade média que voltava seus olhos para o divino, ou sobrenatural, trazendo novos temas como a valorização do próprio homem assim como da natureza.
As principais características do Renascimento é a racionalidade, a dignidade do ser humano, o rigor cientifico, o ideal humanista e a reutilização das artes greco-romanas. As relações matemáticas eram a base para a ocupação do espaço pelo edifício, na arquitetura Renascentista, para que o observador possa entender a lei que organiza de qualquer lugar que se coloque. Segundo
Bruno Zevi “já não é o