Comenius
Jan Amos Comenius
Foi uma significativa liderança religiosa, mestre, cientista, escritor. Nasceu no dia 28 de março de 1592, no município de Nivnitz, na Morávia, região localizada na Europa central, atualmente território da República Checa. Foi o criador da Pedagogia Moderna.
O filósofo tcheco combateu o sistema medieval, defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança.
Comenius defendia a necessidade da educação das crianças em idade tenra, aconselhando, para esse fim, que se construíssem escolas maternais; com isto eles teriam a chance de conquistar desde cedo conhecimentos básicos que poderiam ser desenvolvidos depois.
Sua pedagogia preconiza que se deve iniciar o aprendizado pelos sentidos, pois é através deles que se percebem os estímulos exteriores e, portanto, o que se considera real; assim, as percepções sensoriais seriam impressas no interior do ser e, depois, analisadas pelos instrumentos racionais.
A obra mais importante de Comênio, Didática Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente. A obra, à qual o autor se dedicou ao longo de sua vida, tinha grande ambição. "Comênio chama sua didática de ‘magna’ porque ele não queria uma obra restrita, localizada", e tem como propostas:
A educação realista e permanente;
Método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga;
Ensinamento a partir de experiências quotidianas;
Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes;
Ensino unificado.
Comenius morreu a 15 de Novembro de 1671 em Amsterdã, famoso e prestigiado, tendo ele sempre lutado pela fraternidade entre os povos e as igrejas.
Período Histórico e a Educação no século XVII
A Europa no século XVII passava por constantes conflitos, católicos, luteranos e calvinistas lutavam incansavelmente em defesa dos seus ideais que seriam eles, políticos e religiosos. Entre esses conflitos podemos destacar a guerra dos 30 anos, que é