Combinações de alimentos de origem vegetal que fornecem todos os aminoácidos essenciais
R: Sim. A dieta vegetariana possui um menor conteúdo proteico do que uma dieta baseada em carne, entretanto isso não é uma desvantagem. Estudos comprovam que o consumo excessivo de proteínas pode ocasionar cálculos renais, osteoporose e um aumento do colesterol, pois a proteína animal é rica em gorduras. Portanto, uma dieta rica em legumes, grãos, frutas e vegetais tem proteínas suficientes para uma dieta saudável, sem alterações no seu organismo.
2: A associação de proteínas de origem vegetal pode melhorar a qualidade da proteína da dieta?
R: Essas proteínas vegetais na verdade têm muitas vantagens quando comparadas ás proteínas animais, pois não contêm colesterol, são pobres em gorduras e têm duas coisas importantes para a saúde e que não existem em produtos de origem animal: os fitoquímicos (um tipo de antioxidante) e fibras. Dessa forma pode sim melhorar a qualidade da dieta.
3: Como as proteínas destes alimentos se combinam para melhorar o fornecimento de aminoácidos essenciais para o corpo humano?
As fontes de proteínas vegetais apresentam um ou mais aminoácidos essenciais em falta ou apresentam-nos em quantidades insuficientes. Pode haver uma combinação deste tipo de alimentos, a partir da dieta, para conseguir obter as quantidades necessárias. A maioria das pessoas precisa obter cerca de 10 a 15% da sua ingestão calórica total a partir de proteínas, o que constitui, diariamente, cerca de 0,75 gramas por kg de peso corporal. A ingestão recomendada pode ser obtida facilmente através do consumo de duas a três porções de alimentos ricos em proteínas de origem animal, ou a partir de quatro porções de alimentos variados ricos em proteínas vegetais, como os cereais integrais, vegetais, legumes, frutos secos e sementes.
4: A quantidade da proteína obtida por estas combinações é suficiente para manter a vida dos humanos