proteinas
CURSO DE NUTRIÇÃO
SEMINÁRIO
COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS
SÃO PAULO
2014
ALEXANDRE RICARDO BRITO DE OLIVEIRA - R.A: C357BF-5
ELIANE DELFINO DA SILVA - R.A: CI337H-6
JESSICA ALVES DE SOUZA - R.A: C130IF-1
JULIANA OLIVEIRA DE SOUZA - R.A: C16CDJ-0
LILIANE NASCIMENTO GUARINO - R.A: C338DH-1
MUNIQUE LOPES - R.A: C341CJ-1
RUTE DE LIRA AZEVEDO – R.A: C26415-6
LEGUMINOSAS E OLEAGINOSAS
Estrutura, composição qualitativa e quantitativa, função nutricional.
SÃO PAULO
2014
Resumo
As leguminosas são importantes componentes alimentares da dieta brasileira, porque além de contribuírem com o aporte de energia, proteína e carboidratos também possuem, fibras e relevantes teores de cálcio, ferro e zinco, minerais essenciais ao organismo e metabolismo celular.
No terceiro nível da Pirâmide Alimentar temos 3 grupos alimentares: grupo do Leite e Produtos Lácteos, grupo das Carnes e Ovos, e o grupo das Leguminosas e Oleaginosas. Neste nivel temos os alimentos ricos em proteínas, cobrindo de 10 a 15% do valor calórico total da dieta.
O grupo das leguminosas e oleaginosas que foi criado especialmente para a Pirâmide Alimentar Brasileira, já que faz parte do hábito alimentar do povo brasileiro a ingestão diária de feijão acompanhado de arroz, que são ricos em proteínas. Embora a proteína vegetal seja considerada de baixo valor biologico, pela escassez de 1 ou mais aminoácidos essenciais, existem combinações, inclusive com os cereais, capazes de oferecer proteínas completas. Por exemplo, como os aminoácidos das leguminosas são diferentes dos presentes nos cereais, juntos, eles constituem uma proteína completa, a ainda com a vantagem de serem ricos em carboidratos, vitaminas, minerais, fibras, e não possuem gorduras nocivas. Este trabalho tem como objetivo apresentar as características estruturais, composição qualitativa e quantitativa e função nutricional do grupo das