combater o mal
Diferentes mecanismos sociais e legais, algumas legítimas e outras não, foram estabelecidos para lutar contra o mal. Práticas como abandono, rejeição ou infanticídio são muitas vezes baseadas, pelo menos em a imaginação popular, em um encarnado perigo na criança. As práticas são, portanto, consideradas como meios legítimos de eliminar o perigo. Nos casos de nascimentos "anormais", matando a criança parecem ser a solução mais eficaz. No contexto atual e urbana de crianças acusadas de feitiçaria, outras possibilidades estão disponíveis. Enquanto matar a criança é uma forma de "corrigir o problema", os pais podem optar por outras soluções: uma vez rotulado de bruxa, a criança pode ser levada para a igreja ou para curandeiros tradicionais, a fim de ser "curado". Em países onde a feitiçaria é legalmente reconhecida em lei e aplicada, a criança também pode ser julgado em tribunal.
A libertação de crianças bruxas
4.1.1. igrejas Revivalist
Desde o final da década de 1980, houve um aumento de vários movimentos religiosos na África Subsariana África. Os grupos mais visíveis se originam nos grandes "religiões universais": movimentos protestantes (evangélico, apostólico, pentecostal, batista ou metodista) ea renovação carismática em Catolicismo. Nas cidades da África Subsariana, o espaço público é preenchido com essas igrejas. É claro necessário distinguir, estadual André Maria e André Corten, os "históricos" igrejas pentecostais (Assembléia de Deus ou Igrejas Pentecostais), alguns dos quais estiveram presentes para mais de uma centena anos, e aquelas igrejas que pertencem ao "movimento pentecostal", como revivalista, espiritualista ou igrejas proféticas africanos (2000: 12).
O pentecostalismo é um movimento religioso em que os seguidores afirmam experiência pessoal de um força sobrenatural, do Espírito Santo. De modo geral, pentecostais acreditam que todos podem ser salvos pela fé em Jesus. A força do Espírito