Politicas Publicas e Medidas Socioeducativas
Neste primeiro momento é importante destacar o comprometimento da rede de atendimento socioeducativo.
Visto que a palavra comprometimento pode se tornar se sentido se o profissional que atua na referida rede, não estiver comprometido com o trabalho que desenvolve.
Já que é a partir do comprometimento que o profissional desenvolve atividades/ações de qualidade para o usuário.
Este compromisso vai desde com o país, a sociedade, a comunidade, a família e em especial o adolescente que na maioria das vezes se torna uma pessoa difícil de li dar, por conta da sua historia de violação de direitos.
É neste momento que o profissional da rede de atendimento socioeducativo não pode perder de vista o seu comprometimento com o atendimento.
Observando os parágrafos a cima, parece ser algo difícil, mas não é, a realidade violenta que assombra o nosso país, parece vedar os olhos de toda a sociedade, principalmente nas questões que envolvem os adolescentes em conflito com a lei.
Atualmente a sociedade convive com estatísticas alarmantes de violência, onde pode ser expressa na criminalidade e na delinqüência, especialmente entre a população de adolescentes.
São vários os fatores que geram esta violência na população entre os adolescentes, são alguns dos exemplos como: desarranjo familiar, individualismo social, desigualdade social, etc.
Estes exemplos são avivados na ineficácia do sistema público em garantir os direitos e acima de tudo manter a ordem pública.
Esta problemática da violência que é instaurado nas relações comunitárias interage que o ambiente familiar. Em algumas famílias brasileiras a forma de estabelecer relações é através da força o que acarreta no abuso de poder entre eles.
E não era para ser assim, já que o adulto é ou pelo menos deveria ser o principal responsável pela segurança, proteção de crianças e adolescentes. E assim fica complexo e difícil de manter a Proteção Integral. A década de 90 ficou