Combatendo a evasão na eja
Um dos grandes papéis da educação na atualidade é de ser um agente transformador da sociedade. Por meio de suas ações, pode permitir mudanças nas pessoas, nos grupos, nas instituições na qual estão envolvidas.
Este trabalho está estruturado com base na pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, onde relata a visão de teóricos sobre a Educação de Jovens e Adultos e demonstra características próprias do município com relação a essa modalidade de ensino, pretende-se fazer uma discussão sobre a problemática da evasão escolar, que envolve alunos desse segmento. O intuito é identificar as especificidades dessa clientela para que seja ainda mais respeitados e valorizados não apenas por seus educadores, mas por si próprio e pela comunidade em geral, objetivando melhoria nas condições do ensino aprendizagem da rede municipal através do entendimento de todos os sujeitos envolvidos nesse processo de escolarização abrindo espaço para que sejam pontuadas dificuldades enfrentadas por professores e alunos no decorrer desse processo. Dessa forma a fim de intervir no problema da evasão na EJA, propõem-se metodologias diversificadas e encaminhamentos por meio desse plano de intervenção.
A educação de jovens e adultos é regulamentada pelo artigo 37, da lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB), onde demonstra que um dos grandes papéis da educação na atualidade é de ser um agente transformador da sociedade, isto é, a educação através de suas ações pode permitir mudanças nas pessoas, nos grupos e instituições nas quais estão inseridas.
A evasão escolar é um problema bastante complexo que tem relação com vários elementos de ordem pedagógica, como avaliação, currículo, aprovação, reprovação, faixa etária além dos fatores sociais que envolvem a comunidade escolar.
O referente trabalho está estruturado de forma que apresenta inicialmente um diagnóstico dos dados do município e do órgão gestor, na