Trabalho academico
A história de vida do empresário se confunde com o trabalho, tudo começou no ano de 1935 na pequena mercearia do pai,Pedro Paes Mendonça,na cidade de Serra do Machado,no interior de Sergipe. O negócio cresceu a tal ponto que o filho mais velho de seu Pedro resolveu trazer as atividades da família para Pernambuco. Foi quando aos 26 anos, o então dono de mercearia, João Carlos, inaugurou em 1966 a primeira loja da rede de supermercados Bom preço, a inauguração representou uma inovação no setor.
João Carlos teve a iniciativa de fazer o negócio do pai crescer, e soube desenvolver as estruturas e fazer sucesso.
EMPREENDEDORES SÃO “JOGADORES” QUE ASSUMEM RISCOS ALTÍSSIMOS
Em 1981, ele inaugurou outros vários mercados inclusive em outros estados. Até que em 1996 o grupo famoso pelo orgulho de ser nordestino, abriu parte de seu capital para o grupo holandês Royal A hold. Em 2000, a venda do Bom preço para o grupo Europeu foi consumada. Uma operação que movimentou 115 milhões de dólares. A falta de um sucessor e as dificuldades do varejo foram os principais motivos que levaram Paes Mendonça a vender o Bom preço. “As redes deste setor não sobreviviam à segunda geração”, acrescentou.
Aqui ele mostra que investiu tudo no negócio do pai, só que depois de certo tempo ele teve que repassar para outro grupo e chegou a vender uma boa parte.
EMPREENDEDORES “SÃO LOBOS SOLITARIOS “E NÃO CONSEGUEM TRABALHAR EM EQUIPE
Durante esse período de negociação ele pensou muito no que iria fazer para se levantar de novo, mas por causa das atividades no ramo de supermercados, tornaram João Carlos Paes Mendonça conhecido no Brasil e no Exterior. Em 1985, ele se tornou representante do conselho monetário nacional, na época responsável por grandes decisões econômicas do país. Em 1989 fundou e presidiu, durante dez anos a Associação Latino Americana de supermercados.
Hoje em dia os negócios do empresário estão concentrados nos setores