Meio ambiente
1.1- VALE
A Companhia Vale foi organizada para resolver o problema da exportação do minério de ferro. No decreto-lei n.° 4.352, de 2 de junho de 1942, (com o nome Vale do Rio Doce) que a criou, e nos Estatutos aprovados por este decreto, ficaram bem definidos e limitados, com os ojetivos de explorar, comerciar, transportar e exportar o minério de ferro das minas de Itabira, e explorar o tráfego da estrada de ferro de Vitória a Minas, e melhorar e desenvolver o Vale, conforme projetos que foram elaborados, por acordo, entre os Estados de Minas e Espírito Santo e aprovados pelo Presidente da República. Para isto, seria criado um fundo com os produtos dos lucros líquidos da Companhia, após a distribuição de 15% de dividendos.
Atualmente, a Vale extrai diversos minerais, entre eles, o cobre, bauxita, manganês, pelota, níquel, e principalmente o minério de ferro.
Vale
[pic]
Legenda: Minério.
Fonte: Acervo do autor.
2- QUADRILÁTERO FERRÍFERO
O quadrilátero ferrífero localiza-se no Estado de Minas Gerais e integra principalmente as cidades de Belo Horizonte, Nova Lima, Congonhas, Ouro Preto, Mariana e Santa Bárbara. Corresponde à principal área extrativa do minério de ferro, responsável por 79,3% da extração nacional.
Vale
[pic]
Legenda: Mina de exploração do minério de ferro.
Fonte: Acervo do autor.
3- PERCURSO
Durante o caminho entre as minas de Tamanduá e Capitão do Mato percebem-se as alterações que a existência das minas causa na região, tanto visível quanto ambientalmente, além disso, há um planejamento da empresa para não causar poluição e riscos à segurança da população. Foi possível perceber que ambas as minas estão interligadas.
Vale