Combate a violação online dos Direitos Autorais
Métricas e Monitoramento da Web
A indústria Midiática
Combate a violação online dos Direitos Autorais
REFERÊNCIA:
Hoyt, David & Callander, Steven
Stanford Business School, Caso: P-82. Janeiro, 2013.
Esse Resumo se baseia no ESTUDO DE CASO dos projetos de lei SOPA E PIPA desenvolvidos por David Hoyt e pelo professor Steven Callander da Universidade de Stanford no intuito de promover debates entre alunos em sala de aula.
SOPA (stop online Piracy Act) lei de combate à pirataria online - é o projeto de lei Norte Americano que dá plenos poderes ao governo e as grandes corporações para fechar qualquer site suspeito de conter material que viole direitos autorais ou propriedade intelectual do proprietário original sem o seu consentimento.
PIPA ( Intellectual Property Act ) Lei de proteção da propriedade intelectual. Tem como principal objetivo proteger as relações entre autores e quem utiliza suas criações artísticas ou descobertas científicas, assegurando ao autor os direitos de reconhecimento e preservação sobre suas obras.
Ambas as leis procuram combater violações online. O Estado passa a ter o direito de observar todas as páginas da web que estejam hospedadas em domínio Americano retirando do ar, sem ordem judicial, sites que violem a legislação.
Essas leis foram criadas a pedido das grandes indústrias de entretenimento. A companhia Disney e outros donos de material de direito autoral sentiram-se ameaçados por terem seus materiais se propagando pelo mundo sem a devida permissão. Resolveram então pedir que o governo dos Estados Unidos intervisse em favor das gravadoras, estúdios cinematográficos e editoras americanas sob alegação de que a pirataria poderia por fim as suas atividades causando enormes prejuízos financeiros.
O avanço da tecnologia proporciona copiar, armazenar e transmitir qualquer tipo de dados para diversas variações de mídias sem nenhuma dificuldade, essa facilidade acabou gerando insegurança nas indústrias