Diagnostico institucional
1.1 Descrição geral de campo
Sistema Único da Assistência Social (SUAS) constitui-se na regularização e organização em todo território nacional das ações sócio-assistenciais. Ações essas, baseadas nas orientações da nova Politica Nacional de Assistencia Social (PNAS ). Os serviços, programas e benefícios, tem como objetivo atender ás famílias, seus membros e indivíduos, estando as suas ações focadas no desenvolvimento das potencialidades de cada um e no fortalecimento dos vínculos familiares. Nesta concepção, o SUAS é a organização de uma rede de serviços, ações e benefícios de diferentes complexidades que se reorganizam por níveis de proteção social: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Os serviços, projetos e benefícios da rede de proteção básica são desenvolvidos nos Centros de Referencia de Assistencia Social-CRAS.
É o Centro de Referencia de Assistencia Social, também conhecido como Casa das Familias. É a “porta de entrada” dos usuários na rede de proteção social básica do SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL, o SUAS. É uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social ás famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O CRAS deve ser instalado proximo do local de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade social. Seus programas, projetos, serviços e benefícios devem se destinar á população emsituação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos (relacionais e de pertencimento social: discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras).
O Centro de referencia de Assistencia Social foi implantado no município de Taquarussu/MS, em março do ano de 2006, iniciando seus serviços com visitas domiciliares, palestras socioeducativas, atendimento ás famílias referenciadas, grupos de jovens e crianças, campanhas socioeducativas, atendimentos as famílias