Colóides
Conceito.
Solução é toda e qualquer mistura homogênea, seus componentes (soluto e solvente) não podem ser separados por decantação ou filtração, em razão de as partículas do soluto serem muito pequenas. Já uma dispersão, mistura heterogênea, apresenta partículas grandes o suficiente para serem separadas pelos métodos citados, por exemplo, grãos de areia misturados à água, partículas de poeira dispersas no ar.
Existe, no entanto, um terceiro tipo de mistura, heterogênea, cujos constituintes não se separam por gravidade (decantação) nem com o uso de filtros comuns, mas podem ser separados por filtros com poros extremamente pequenos e por centrífugas com motores muito potentes. Essa mistura apresenta ao menos duas fases diferentes, sendo uma delas formada por partículas finamente divididas, com diâmetro médio entre 1 e 1000 nanometros (1nm = 10-9m) espalhadas num meio contínuo (denominado meio de dispersão) e é chamada COLÓIDE (do grego kólla, cola + eidos, forma). A palavra foi introduzida pelo cientista escocês Thomas Graham, em 1861.
Características
Os fatores que mais contribuem para a natureza global HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sui-generis&action=edit&redlink=1" \o "Sui-generis (página não existe)" sui-generis de um sistema coloidal são:
As dimensões das partículasA forma e a flexibilidade das partículasPropriedades superficiais (inclusive elétrica)
Interações partícula-partícula
Interações partícula-solvente
Os coloides têm, em geral, características específicas como possuir massa elevada, serem relativamente grandes e apresentarem elevada relação área/volume de partícula. Nas superfícies de separação (interfaces) entre fase dispersa e meio de dispersão, manifestam-se fenômenos de superfície característicos, tais como efeitos de adsorção e dupla camada elétrica, fenômenos esses, de grande importância na determinação de propriedades físico-químicas do sistema como um todo.
A dispersão