Colunas b e j
Coluna J: (coluna do Sul) Também é uma das colunas que guarnecia a entrada do templo de Salomão. Referia-se a expressão "Jachin" - que significa segundo texto bíblico: Jeová se estabelecerá. Simbolicamente é o lugar onde os Companheiros recebem seu salário, isto é, o centro de irradiação dos mistérios do grau ou seja, simbolicamente é a coluna onde tem acento os Irmãos Companheiros e o local onde recebem as respectivas instruções. Em Loja fica localizada no ocidente ao Sul. Esta coluna é dirigida pelo 2º vigilante
As colunas B e J por tradição são colunas confeccionadas com proporções e forma com que Salomão determinou a Hiram Abib ( Abiff) (filho de uma viúva de Naftali- especialista de trabalho de bronze, que pela sua habilidade como artesão passou a ser sinônimo de beleza) que as erigisse para a entrada do templo de Jerusalém. O material das colunas era o bronze, conforme narra o Velho Testamento, porém com influências de outras culturas na história da Maçonaria, vieram a possuir formas a serem confeccionadas dos mais diversos estilos e materiais.
As colunas B e J são também denominadas de colunas de Entrada. São as colunas que fortalecem a porta do templo. Por tradição salomônica deveria estar fora do templo, no átrio, porém as Lojas Maçônicas as localizam na sua entrada. Para fins de decoração algumas Lojas usam implantá-las também na entrada geral do edifício que abriga o templo.
São encimadas por romãs entreabertas, ou por dois globos um