TRABALHO Sexta INSTRU O MA ONICA Janeiro2015
1324 palavras
6 páginas
Ven M,IIr 1o. e 2o. VVig ,
MM II e demais IIr.
F
S U
Trabalho sobre a
6º Instrução
Além de apresentar a simbologia da loja ou do templo, algumas já decifradas nas outras instruções, veremos como significativo o entendimento do mundo espiritual (Oriente) e o mundo material ou visível (Ocidente), a pedra polida que representa o homem após a sua lapidação, o Compasso e Esquadro instrumentos imprescindíveis ás construções sólidas e duráveis.
O nível e o prumo como símbolos da igualdade e da justiça, visto que somos originários da mesma fonte e, portanto iguais, além de termos o dever de agirmos com justiça, o que inclui a prática da indulgencia e do perdão para com nossos semelhantes.
O Malho e o Cinzel como instrumentos da inteligência e da razão, capaz de libertar o homem, no saber do bem e do mal. O Mosaico e a Orla Dentada que representam além de outros episódios a unidade na diversidade.
Lembra-nos que quando fomos recebidos estávamos nus e que agora vestimos um Avental simbolizando que o homem nasceu para o trabalho e que deve trabalhar incessantemente na descoberta da Verdade e no aperfeiçoamento da Humanidade.
Temos nessa instrução a descrição de como é construída a loja, em sua forma quadrilonga e seus limites, com suas colunas de sustentação representando os dozes signos do Zodíaco. Além dessas colunas de sustentação a Loja apoia-se sobre três pilares: SABEDORIA, FORÇA E BELEZA representados pelas Luzes localizadas no Oriente, Ocidente e ao Sul.
Á entrada do Templo Maçônico vemos as duas Colunas J e B sobre as quais irei me ater com um pouco mais de detalhes. A Colunas J(JAQUIM) e B (BOAZ OU BOOZ) são os nomes das duas colunas do Pórtico do Templo de Salomão como constam de modo claro na Biblia (I, Reis, 7/21 e Cronicas, II, 3/15 a 17).
Na Idade Média os pedreiros-livres e canteiros (talhadores de pedra) teciam lendas sobre a construção do Templo de Salomão utilizando as duas colunas como símbolos. A Maçonaria também aproveitou a