Coloração de Gram
1.INTRODUÇÃO
A coloração de Gram foi desenvolvida em 1884 pelo bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram. Ela e um dos procedimentos de coloração mais úteis, pois classifica as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas.
É uma técnica de coloração para diferenciação de microorganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
2.OBJETIVO GERAL Demonstrar a importância da coloração e estabelecer a distinção entre Bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
IMAGEM 1. Coloração de Gram. Os bastonetes e os cocos (roxo) sao gram-positivos, e os vibriões(rosa) são gram-negativos.
TORTORA, G. J. , FUNKE, B. R. , CASE, C. L. Microbiologia, 10 ed. Porto Alegre : Artmed, 2012. Pg. 69.
O professor fará uma introdução sobre coloração de gram,então mostrara a foto de microscopia e explicara qual a diferença entre gram positiva e gram negativa,dando como exemplo os bastonetes,cocos e vibriões que aparecem na fotografia.Explicara também como fazer a coloração de gram.
PROCEDIMENTOS DA COLORAÇÃO DE GRAM
1. Em uma lâmina, contendo esfregaço seco, cubra-o pingando gotas de violeta-de-metila e deixe agir por 15 segundos;
2. Adicione água ao esfregaço, em cima do violeta-de-metila, cobrindo toda a lâmina. Deixe agir por mais 45 segundos;
3. Após o tempo corrido, escorra o corante e lave o esfregaço em um filete de água corrente. Cubra a lâmina