Coloração de Gram
Objetivo:
Realizou-se, coloração de Gram para que pudessem ver sua morfologia e o comportamento do material celular. A coloração foi feita em uma lamina e visualizada no microscópio óptico.
Materiais:
- Microscópio óptico
- Lâmina com Nosema apis, disenteria de abelha, st de intestino de abelha doente. Parasitas. - Lâmina
- Solução de Cristal Violeta
- Lugol
- Álcool Acetona
- Fucsina de Gram
- Bico de Bunsen
- Pipeta Pasteur
- Água Destilada
Procedimento Experimental:
- No laboratório de Microscopia
1º Passo:
Aprendeu-se as funções e a manusear-se um microscópio optico, usando-se como modelo uma lâmina com Nosema apis, disenteria de abelha, st de intestino de abelha doente. Parasitas.
1- Lente ocular – permitem ampliar a imagem real fornecida pela objectiva, formando uma imagem virtual mais próxima dos olhos do observador. As oculares podem ser de diferentes ampliações sendo a mais comum de 10x. A imagem criada pela ocular é ampliada, direita e virtual.
2- Tubo ou Canhão – suporta a ocular na extremidade superior.
3- Revólver – suporte das lentes objectivas, permite trocar a lente objectiva rodando sobre um eixo.
4- Objectiva – conjunto de lentes fixas no revolver, que girando permite alterar a objectiva. É a lente que fica mais próxima do objecto a observar, projectando uma imagem real, ampliada e invertida. As objectivas tem ampliação de 10x, 40x e 50x e 100x.
5- Braço ou Coluna – fixo à base, serve de suporte às lentes e à platina.
6- Mesa ou Platina - Onde se fixa a lâmina a ser observada, possui uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.
7- Condensador – orientam e distribuem a luz emitida de forma igual pelo campo de visão do microscópio, regula a quantidade de luz que atinge o campo de visão do microscópio.
8- Lâmpada embutida (iluminador com lente coletora) – luz artificial emitida por uma lâmpada