Coloração de gram
Disciplina: Microbiologia Geral
Data: 17 de Abril 2012
Aula prática nº 06
Título: Coloração de Gram
Coloração de Gram
1-Objetivo
Aprender a técnica de coloração de colônias e identificar tipos de microrganismos.
2-Material e método
Pegou-se as placas e os tubos com meio de cultura, já com colônias para se fazer a coleta.
Com o bico de Bunsen aceso, na proximidade da chama, utilizou-se uma alça de platina para coletar amostra e fazer o esfregaço na lâmina. Após ter feito o esfregaço, que consistiu em passar a alça de platina na lâmina, com o auxilio de uma pinça de madeira, para secar a amostra.
Colocou-se uma gota de corante cristal de violeta na lâmina, e deixou agir por um minuto, até que o corante tingisse as colônias, em seguida acrescentou-se iodo para fixar a cor, em seguida ,lavou-se com álcool 70%.
Após esse processo, colocou-se uma gota de corante safranina e esperou 1 minuto para fixação. Lavou-se em água corrente, secou as lâminas com papel toalha, tomando o cuidado de não passar sobre o local onde foi feito o esfregaço.
3-Resultados e discussão.
Pode-se observar no microscópio a mudança de cor das bactérias, relatando a presença de estafilococus SP. Notou-se que o cristal de violeta tem mais afinidade com o peptidogliacano e que a safranina tem mais afinidade para o LPS.
4-Conclusão
A realização de testes básicos para identificação de bactérias, através do método.de coloração de Gram, permitiu concluir que existem diferenças significativas na composição da parede celular de bactérias Gram positivas e Gram negativas. O mecanismo de reação de Gram demonstra-se um método eficiente de coloração diferencial, podendo-se, através dos resultados obtidos, diferenciar bactérias Gram positivas de Gram negativas, atuando como ferramenta auxiliar, na identificação de bactérias