Monteiro lobato
TRABALHO EM GRUPO
MONTEIRO LOBATO
Alvanir Almeida da Silva
Deividi Gomes dos Santos
Diórgenes Santos Gomes
Maximiliano Loss
Rogério Amorim Sant’Anna
Prof. Maria Tereza Amodeo
Pontifície Universidade Católica - PUC
Curso FALE/ Português e Literatura – Prática do nível I
Turma 257
25/11/2011
Palavras-chave: Monteiro Lobato.Literatura.Conto.Escritor.Modernismo.
1. INTRODUÇÃO:
Monteiro Lobato é considerado um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Este trabalho tem como objetivo de pesquisa analisar e comentar a literariedade e as características principais de alguns contos selecionados de autoria de Monteiro Lobato. Seu conteúdo é provido de 5 (cinco) contos distintos, cada qual com suas características próprias e que nos levam a escrutar as intenções do autor e seu estilo literário. O material desta pesquisa está subdividido por:
1. Introdução
2. Do escritor Monteiro Lobato
3. Análise dos cinco contos: 3.1 Conto “Bucólica” (do livro “Urupês”) 3.2 Conto “O gato vaidoso” (do livro “Fábulas e histórias diversas”) 3.3 Conto “Um homem de consciência” (do livro “Cidades mortas”) 3.4 Conto “O comprador de fazendas” (do livro “Urupês”) 3.5 Conto “Negrinha” (do livro “Negrinha”)
4. Análise das características do autor e sua vida
5. Os cinco contos escolhidos
6. Referências Bibliográficas
2. DO ESCRITOR MONTEIRO LOBATO:
José Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, SP, no dia 18 de Abril de 1882. Filho único de fazendeiros mudou seu nome aos dez anos para José Bento Monteiro Lobato. Seu desejo era estudar belas-artes, mas seguindo o desejo de seu avô, o Visconde de Tremembé, aos dezoito anos entra para a Faculdade do Largo de São Francisco, para cursar Direito. Começa a redigir os primeiros textos no jornal do Instituto de Ciências e Letras, chamado “A Pátria”