coloraçao de gram
Trabalho cientifico apresentado a Faculdade União de Goyazes, como quesito obrigatório para obtenção de nota, na disciplina de Microbiologia, no curso de Enfermagem. Prof. Mss. Ursula Nunes Rauecker
Trindade 2010
Os métodos de coloração bacteriana realizado através do método de gram, criado pelo médico, patologista e bacteriologista alemão Heinrich Hermann Robert Koch. Atraves deste seram apresentados os metodos para a coloração, e as formas de classificação de bacterias sendo elas GRAM+ ou GRAM-.
Heinrich Hermann Robert Koch foi um médico, patologista e bacteriologista alemão. Foi um dos fundadores da microbiologia e um dos principais responsáveis pela actual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis.
As suas principais contribuições para a ciência médica incluem a descoberta e descrição do agente do carbúnculo e do seu ciclo, a etiologia da infecção traumática, os métodos de fixação e coloração de bactérias para estudo no microscópio com respectiva identificação e classificação, e a descoberta, em 1882, do bacilo da tuberculose (o Bacilo de Koch) e sua responsabilização etiológica. O seu primeiro artigo sobre esta descoberta contém a primeira declaração do que veio a ser conhecido pelos postulados de Koch.
Em 1883, descobriu - ou redescobriu, segundo alguns autores - o vibrião colérico. Foi contemplado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1905.
Coloração de Gram (diferencial) Processo de coloração e as bases quimico-estruturais dos resultados.
A forma mais comum de classificação de bactérias é através do método de gram, podendo ser: coloração de GRAM positiva ( GRAM + ) ou GRAM negativa (GRAM -).
Processo da coloração de GRAM a . Violeta de Ginciana (mínimo de 1 min) b . Lugol (Iodo + Iodeto K) - mínimo 1 min c . Agente diferenciador: álcool + acetona
Em algumas células o agente diferenciador não consegue penetrar: a célula continua azul. (B)
Em algumas células o agente diferenciador consegue