Colonização da Africa por Europeus
Moçambique (África) e Ceilão, atual Sri Lanka(Ásia)
Moçambique
O processo de colonização de Moçambique foi longo, que começou em1498, quando Vasco da Gama, em sua viagem para Índia, fez contato com a costa moçambicana.
Os portugueses tinham interesses em explorar e conhecer o interior da nova colonia, com a intenção de se agregar nas regiões onde extraiam ouro. A escravidão também foi um grande recurso que os portugueses acharam de lucrar com Moçambique, tomando os problemas iniciais da colonização e dominação irreversíveis. Moçambique se tornou um país que mesmo após a sua independência, no dia 25 de junho de 1975, continua dependendo de “migalhas”, agricultura e de ações sociais. Não é um país que progride, mas sim, sobrevive.
Os efeitos da colonização repercutem até hoje, pela importância dos resultados da expansão econômica e cultural, e mesmo da miscigenação em Moçambique.
Ceilão atual Sri Lanka
O Ceilão Português, atual Sri Lanka foi território de Portugal durante 153 anos. Foi o único caso em que os portugueses tentaram uma conquista territorial efetiva no indico.
Primeiramente os Portugueses assinaram um tratado com o reino de Costa. O Ceilão Portugueses foi estabelecido pela ocupação de Kotte e a conquista de reinos Cingaleses Circundantes. Em 1565 a capital do Ceilão Portugues foi transferida de Kotte para Colombo.
Entretanto a introdução do cristianismo pelos Portugueses gerou atritos com o povo Cingalês.
A cultura Sri Lank foi influenciada por diversos fatores no passado, em especial, pela religião e colonização de Portugal. O pais predominante Hindu, budista e Muçulmano e sua principais festividades estão ligadas a religião como o ano novo. Como um dos maiores produtores mundiais de chá, os habitantes do Sri Lanka são também grandes consumidores e o e em muitas ocasiões como receber visita em