Get free undefined!
INTRODUÇÃO.......................................................................................2.2
O QUE SÃO DROGAS VASOATIVAS.................................................3.3
DROGAS VASOATIVAS.......................................................................3.6
VASODILATADORES...........................................................................7.7
REFERÊNCIAS......................................................................................8.8
INTRODUÇÃO
Geralmente são empregadas nos pacientes graves, as drogas vasoativas são de uso corriqueiro nas unidades de terapia intensiva e o conhecimento exato da sua farmacocinética e farmacodinâmica é de vital importância para o intensivista, pois daí decorre o sucesso ou mesmo o insucesso de sua utilização.
O QUE SÃO DROGAS VASOATIVAS
Drogas vasoativas se referem às substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, sejam eles diretos ou indiretos, atuando em pequenas doses e com respostas dose dependente de efeito rápido e curto, através de receptores situados no endotélio vascular. São de uso corriqueiro em uma unidade de terapia intensiva, principalmente para regular a frequência cardíaca e volume sistólico.
Então, na maioria das vezes, é necessário o uso da monitorização hemodinâmica, invasiva, quando da utilização dessas substâncias, pois suas potentes ações determinam mudanças drásticas tanto em parâmetros circulatórios como respiratórios, podendo, do seu uso inadequado, advir efeitos colaterais indesejáveis, graves e deletérios, que obrigam sua suspensão.
DROGAS VASOATIVAS
Dopamina
Trata-se de uma substância derivada da fenilalanina, agindo através da estimulação direta nos receptores beta1 e, indiretamente, nos demais receptores, através da liberação de NA que, por sua vez, também estimula receptores beta1. Possui inúmeros efeitos, pois estimula todos