Colonialismo
Inicialmente a América era povoada por povos indígenas que durante milhares de anos desenvolveram civilizações através de todo o continente assim como os maias, incas, astecas e muitos outros. Existem diversas teorias sobre os primeiros povos que surgiram nas Américas e como chegaram até esse continente. Uma delas é que no período glacial existia uma ponte que ligava o Estreito de Bering, outra afirma que fora colonizado por tribos que viviam nas Ilhas do Pacífico, porém nenhuma delas com total certeza dos fatos. Os nórdicos também exploraram bastante esse território durante o século X ao longo da costa da América do Norte, porém eles não chegaram a colonizar o continente, apenas estabeleciam relações comerciais e troca de bens.
Os livros de história ensinam que os europeus iniciaram a colonização da América buscando uma rota alternativa para as índias, que era o país onde faziam os melhores tecidos da época e diversos outros tipos de especiarias, produtos que tinham um grande valor na Europa. Porém, existem indícios de que muitos deles já sabiam da existência do “Novo Continente” e só puseram em pratica seus projetos de conseguirem mais territórios e riquezas.
2. A Colonização Ibérica
A Colonização Ibérica se inicia por parte da Espanha e de Portugal, nações que dominavam o mundo na época. O primeiro a chegar “oficialmente” na América foi Cristóvão Colombo e suas expedições. Mais tarde, em 1.500, Pedro Álvares Cabral chegou à parte sul do imenso continente, onde atualmente se encontra o Brasil, seguindo uma rota anteriormente usada por Vasco da Gama, outro grande navegador português. Mais tarde Portugal conquistara, além do território brasileiro, Barbados, Cisplatina (que estava a sul do Brasil), Guiana Francesa, mas não chegou a colonizar efetivamente nenhum desses.
Por volta de 1.600, o Império Espanhol tinha controle de quase toda a zona litorânea das Américas desde a parte norte, passando pelo caribe, toda região do