thiago projeto
Atualmente, com a globalização da economia, sabe-se que existe uma grande competitividade entre as empresas pelos mercados consumidores, levando essas empresas a repensarem seus processos produtivos e implementarem métodos e condições para enfrentar a concorrência global.
Assim, a fim de manter-se no mercado, uma estratégia eficaz é o planejamento e o controle de produção (PCP), visto que, desta maneira, as empresas conseguem atender bem os clientes, produzir com qualidade, diminuir o custo, bem como atender as normas e padrões de seus mercados.
Pode-se definir o PCP como um método da administração de produção que elabora as metas e planos que se deve alcançar, devendo haver o acompanhamento das ações para que, deste modo, possa ser corrigidos os possíveis desvios. (MOLENA e RESENDE, 2006).
Neste construto, ainda de acordo com Molena e Resende (2006), as atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio à produção que possui o mesmo nome (PCP). Este departamento visa a coordenação e aplicação dos recursos produtivos em níveis estratégicos, tático e operacional para obter os planos estabelecidos. Sendo assim, para que a empresa mantenha-se no mercado prestando serviços e produtos de qualidade, este departamento implanta novas técnicas como: Planejamento dos recursos de manufatura (MRP), Kaisen, Kaban, Just-in-time, ciclo PDCA, Controle de qualidade total (TQC), 5W1H, etc.
Diante do exposto acima, propõe-se verificar de que forma o PCP pode otimizar a produção e a qualidade dos produtos a serem fabricados?
2. Hipótese
O planejamento e controle de produção é uma estratégia viável para se obter uma produção de qualidade e alcançar resultados satisfatórios.
3. JUSTIFICATIVA
Sabe-se que o PCP é uma estratégia fundamental na administração de empresas, pois, a programação tem que atender os objetivos, isto é, deve-se cumprir o prazo prometido e a qualidade dos produtos.
Esta ferramenta possibilita que a