COLONIALISMO
Colonialismo é a política de exercer o controle ou a autoridade sobre um territórioocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte dos seus bens (como terra arável ou de pastagem) e de eventuais direitos políticos que detinham.
O termo colônia vem do latim, designando o estabelecimento de comunidades deromanos, geralmente para fins agrícolas, fora do território de Roma. Ao longo dahistória, a formação de colónias foi a forma como a raça humana se espalhou pelo mundo
A exploração desenfreada dos recursos dos territórios ocupados — incluindo a sua população, quase totalmente aniquilada, como aconteceu nas Américas, ou transformada em escravos que espalharam pelo resto do mundo, como na África — levou a movimentos de resistência dos povos locais e, finalmente à sua independência, num processo denominado descolonização, terminando estes impérios coloniais em meados do século XX.
Tipos de colonialismo
Os historiadores muitas vezes distinguem duas formas de colonialismo, principalmente com base no número de pessoas do país colonizador que se estabelecem na colônia:
O colonialismo colonizador envolveu um grande número de colonos, geralmente à procura de terras férteis para cultivar.
O colonialismo de exploração envolvia menos colonos, normalmente interessados em extrair recursos para exportação para ametrópole. Esta categoria inclui entrepostos, mas aplica-se mais para as colônias muito maiores, onde os colonos proporcionariam grande parte da administração e possuíam a maioria das terras e do capital, mas dependiam de povos indígenas para o trabalho.
Estes modelos de colonialismo se sebrepõem. Em ambos os casos, as pessoas se mudaram para a colônia e os bens eram exportados para a metrópole.
A colônia de plantation normalmente se ajusta ao modelo de exploração do