Homeopatia Agrícola
HOMEOPÁTICOS COMO
ALTERNATIVA NO
CONTROLE DE INSETOS
Considerações gerais
Os insetos, com mais de um milhão de espécies descritas é o grupo mais diversificado de espécies na Terra. São de grande importância na vida dos humanos
(interagem de forma direta e indireta).
Porém, alguns insetos podem ser nocivos aos humanos. Cerca de 1% dos insetos prejudicam as atividades humanas de alguma forma por causarem perdas na agricultura.
As perdas na agricultura em decorrência do ataque de insetos herbívoros estão estimadas em em alguns bilhões de dólares.
Métodos de controle
Na tentativa de conter a população de insetos são aplicados vários métodos de controle, tais como: químicos, biológicos e outros. Porém o controle químico tem predominado em relação aos outros, o intenso uso de inseticidas tem sido questionado pela sociedade sobre eficácia e segurança no ambiente, devido aos questionamentos estão sendo pesquisados novos métodos de controle. Dentre os novos métodos está o controle biológico que utiliza insetos parasitoides, insetos predadores, microorganismos entomopatogênicos, porém esse método depende de fatores abióticos e bióticos. Outro método de controle é através do melhoramento genético, porém é demorado e o custo é alto.
Métodos de controle
Está sendo desenvolvida nova abordagem de controle, de baixo custo não agressiva à humanidade ou ao ambiente, independe de fatores abióticos e bióticos, esta nova abordagem é a Homeopatia.
Nosódio
Na forma de nosódios, os preparados homeopáticos estão sendo utilizados no controle de pragas da agricultura, os nosódios correspondem aos bioterápicos e estão incluídos no sistema isopático, os nosódios são feitos com o próprio causador do dano.
Ensaio
Foi obtido o nosódio, na dinamização 6CH, feito com fêmeas adultas de mosca-de-fruta
(Anastrepha fraterculus). O nosódio 6CH e
Staphysagria 3CH foram aplicados a cada 5 dias em plantas de pessegueiro, o efeito