Relatorio Física 3
Campus Diadema
Arila Pasqualotto _______________________
Larissa Marrichi _______________________
Leandro Bidin _______________________
Leonardo Sai _______________________
Ursulla Igi _______________________
Experimento 1 – Física III
Eletrostática – Processos de Eletrização
Professora: Sarah Alves
Data de realização: 17/05/2013
Engenharia Química - Integral
23 de Maio de 2013
Diadema
I. Resumo
Na experiência realizada, foram observados os fenômenos das cargas elétricas utilizando um gerador de Van de Graaff, baseados nos conceitos importantes estudados sobre eletrostática.
Os experimentos consistiram em analisar descargas elétricas em gases através da aproximação das esferas no gerador de Van de Graaff e da utilização de uma lâmpada fluorescente, estudos dos fenômenos de eletrização por indução e atrito, além dos conceitos de atração e repulsão elétrica e o princípio de conservação das cargas. Para finalizar, também foi analisado o que ocorre com um percevejo na esfera menor, simulando um pequeno para-raios, bem como o funcionamento de um torniquete sob a ação do campo elétrico e suas linhas de campo, a distribuição de cargas de um condutor e o funcionamento de um eletroscópio.
II. Introdução
A eletrostática é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso, bem como o fenômeno de equilíbrio dos corpos através de suas interações.
A matéria é constituída por átomos que são eletricamente neutros. Cada átomo tem um núcleo, constituído por prótons (carregados positivamente) e nêutrons (carga neutra). Em volta do núcleo há um número igual de elétrons carregados negativamente, deixando o átomo com carga resultante nula, sendo que a carga do próton é (e) e a de um elétron é (-e), onde esse (e) é chamado de unidade fundamental de carga elétrica.
Quando objetos são atritados entre si, um objeto fica com um excesso de elétrons e torna-se, assim,