Caso Gol
1. Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil.
A Gol tem como principal característica do seu modelo de negócios o foco nas classes com menor poder aquisitivo e que até então não tinham acesso ao serviço de transporte aéreo, reduzindo custos para reduzir o preço cobrado do cliente e, assim, ampliando o mercado de aviação no país. Para concretizá-lo, iniciou suas operações já com uma série de medidas de redução de custos: as aeronaves da Gol são mais econômicas no gasto de combustível e manutenção, a empresa adotou um serviço de bordo simplificado e consequentemente barato, menos funcionários por voo e diversas outras medidas de redução de custos que reflete na redução do valor cobrado pelo serviço.
2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.
Para mim, lendo o texto, me parece que a missão da Gol é oferecer transporte aéreo de qualidade a um preço baixo, permitindo que todos possam voar de avião e a visão da empresa é ser a maior empresa de aviação comercial do Brasil em número de clientes, dada a estratégia de ampliar o mercado no setor através do baixo custo do serviço, e não acredito que elas mudaram ao longo dos anos uma vez que a empresa mantém o mesmo princípio. Entretanto, o site da Gol diz que a missão da empresa é “Aproximar pessoas com segurança e inteligência” e a visão é “Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir”.
3. Faça uma análise SWOT para o início das operações da Gol.
Pontos fortes: Foco no mercado de baixa renda, com serviço oferecido a um baixo custo, o que amplia o mercado consumidor de aviação comercial e faz da empresa a única opção no Brasil para este público-alvo; Frota nova e padrão, com menores custos de operação e manutenção; Foco da operação em rotas mais movimentadas e curtas (como Rio x SP),