Colombo moderno e medieval
Dos traços medievais de Colombo podemos ver inicialmente pelo motivo ao qual ele decide navegar para o oriente a fim de encontrar uma nova rota, ele tinha intenção de fazer a maior cruzada que o mundo já tinha visto, apesar de as cruzadas nem serem mais praticadas em sua época. Em contra partida, a ousadia de Colombo de navegar em mares nunca explorados antes é com certeza uma de suas características modernas. Ele também possuía suas crenças em seres mitológicos, como sereias, ciclopes, homens com cauda e amazonas.
Outra característica medieval bem marcante de Colombo era que ele baseava-se totalmente em suas crenças, como diz Todorov, ele encontrava sinais do que desejava encontrar justamente por que assim o queria. Ele tinha certeza do que iria encontra antes de ter a experiência, ou seja, ele se baseava unicamente em suas crenças. Como mostra também no livro de Todorov, Colombo possuía três esferas, natural, divina e humana, o que o diferencia de um homem moderno, pois não existe a esfera divina em um. Para nós só existem duas esferas, a natural e a humana, pois nos baseamos na ciência que é feita de métodos e experimentações, o que não é permitido pela esfera divina.
Cristóvão Colombo possuiu em seu caráter traços modernos, podemos dizer que ele era ousado, egoísta e ambicioso. Suas atitudes nos fazem perceber essas suas características. Ele chegou a uma terra totalmente desconhecida, mas nela já havia outros moradores, estes ainda andavam seminus e para Colombo era difícil crer que eram da mesma