Trabalho De Historia
Os pensamentos dos homens na Idade Moderna
Nome: Fábio David Cortês Matheus Moser
Professor: Antônio
Joinville, 2014
Vimos que durante boa parte da Idade Média as pessoas tinham um status determinado na hierarquia das sociedades europeias.Como os Servo ou senhor, vassalo ou suserano, mestre ou aprendiz, cada pessoa ocupava uma posição dentro de uma rígida estrutura social.
Na Idade Moderna alguns laços dessa estrutura social foram se afrouxando , abrindo espaço para que o indivíduo pudesse emergir. Isso se contrapunha à mentalidade medieval predominante, em que as pessoas eram vistas coletivamente, incluídas no mundo cristão.
Muitos intelectuais dessa época buscavam explicações racionais para suas indagações.Essa forma de ver a realidade diminui a ênfase do “ mundo de Deus”
( teocentrismo) e valorizou uma concepção antropocêntrica ( o ser humano com centro)
Uma das expressões vigorosas desse novo mundo foi corrente intelectual denominada
Humanismo.
O Humanismo, desenvolvido principalmente entre os séculos XV e XVI, caracterizase pela concepção de que o ser Humano é a criatura e criador do mundo em que vive e, dessa maneira, pode ser construtor de si mesmo.
Com renovado entusiasmo, diversos intelectuais humanistas realizaram estudos da natureza, das artes, da técnicas, buscando a construção de novos conhecimentos.
A princípio, o termo humanista referiase aos intelectuais que, mesmo antes do século
XV, preocupavamse reformular o ensino universitário tradicional centrado mais no direito, na medicina e na teologia, propondo novos programas de estudos de humanidade que abrangeriam filosofia, história, poesia, matemática etc.
A expressão humanista ganhou sentido mais amplo, sendo aplicada aos escritores, pintores, arquitetos, professores, estudantes e cientistas que discutiam e questionavam as concepções de sociedade e natureza desenvolvidas, em grandes parte, por antigos filósofos de teólogos medievais.
As