RESUMO FEDERALISTAS
O principal articulista é Alexander Hamilton, que escreve mais da metade dos artigos. Entretanto, a contribuição mais importante dos textos vem a ser de James Madison, que escreve um pouco mais de 20 artigos, entre eles os famosos artigos 10 – separação dos poderes – e artigos 51 – necessidade de um governo central forte. O último federalista, John Jay, escreve apenas 5 artigos, versando principalmente do posicionamento frente às relações internacionais que a federação porventura teria que adotar.
Muitos assuntos são apontados na obra, quais sejam:
"Proponho-me discutir, numa série de artigos, os interessantes tópicos que se seguem (MADISON, HAMILTON, JAY). A utilidade da União para vossa prosperidade política; A insuficiência da atual Confederação para preservar essa União; A necessidade, para a consecução dessa meta, de um governo pelo menos tão vigoroso quanto o proposto; A conformidade da Constituição proposta com os verdadeiros princípios do governo republicano; Sua analogia com vossa Constituição estadual; A segurança adicional que sua adoção proporcionará à preservação dessa espécie de governo, à liberdade e à propriedade".
Há de se observar que os Federalistas são traduzidos nessa verdadeira "carta de intenções" dos autores.
Nestes artigos estão os três pontos principais: federalismo, separação de poderes e república.
Grande parte da novidade que se encontra nos textos dos Artigos é relacionada aos conceitos. Os mais importantes são os conceitos de Constituição, o de República e o de Federação.
São nos Artigos que, pela primeira vez, há a formulação de uma teoria que se baseia no conceito moderno de