Resumo de Os Federalistas
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
Hígor Gasparetto
Yuri Lenz
Santa Maria, 22 de julho de 2013
Identificamos na nossa sociedade atual, tanto na composição política quanto na estrutura social as influências, ainda que indiretas, do pensamento dos teóricos políticos modernos que mais se destacaram no âmbito mundial, com suas teorias muito bem estruturadas e que explicam e ilustram os modelos políticos ate hoje em todos os países. São eles: o trio que escreveu a obra intitulada O Federalista (Madison, Hamilton e Jay), Alexis de Tocqueville e Stuart Mill.
As obras desses autores têm grandes influencias na política atual, pois foram a base das mudanças e nortearam as mesmas, transformando a política. Essas idéias tiveram inicio no século XIX, onde o pensamento revolucionário havia estourado na França de Tocqueville, o que fez com que o antigo regime absolutista fosse abolido.
A obra O Federalista foi uma serie de artigos escrita por três membros do governo norte americano logo após a independência que propunha a reforma da constituição estadunidense e a transformação da antiga Confederação para uma Federação. Esta obra foi escrita em partes para ser melhor assimilada pelo povo, sendo publicada no jornal de Nova Iorque. A proposta de alteração para a Federação vinha de uma vontade dos autores de melhorar o sistema político e de algum modo frear os estados americanos. Com essa mudança os estados praticamente soberanos passariam a ter um governo central, forte e bem estruturado, que comandaria todo o país e trataria das relações internacionais, bem como das relações diretas com os cidadãos. A natureza humana era apresentada pelos Federalistas como uma natureza ruim e má, necessitando, por isso, de um governo regulador das ações dos cidadãos.
Outra ação muito importante dos Federalistas, e que até hoje é a base de governo de muitos países, é a divisão de Poderes,