Coloides
Em química, coloides (ou sistemas coloidais ou ainda dispersões coloidais) são sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1nm a 1µm. Tomando como base esta definição, apresentarei neste trabalho outras definições, classificações, exemplos, onde são aplicados no nosso cotidiano, características, etc.
COLOIDES
Um coloide, ou sistema coloidal, consiste numa mistura na qual uma ou mais substâncias se encontram uniformemente disseminadas (dispersas) numa outra substância, sob a forma de pequenas partículas, formadas por agregados de moléculas. Um sistema coloidal apresenta, assim, dois componentes: o meio disperso (fase dispersa) e o meio dispersante (fase contínua).
Um sistema diz-se coloidal quando as dimensões das partículas que constituem a fase dispersa se situam entre 10-9 e 10-6 m (entre 1 nm e 500 nm). Um sistema coloidal constitui uma situação intermédia entre uma mistura homogênea (solução, com partículas menores que 1 nm) e uma mistura heterogênea (suspensão, com partículas maiores que 500 nm). Num coloide, as partículas são maiores que uma molécula mas, simultaneamente, suficientemente pequenas para não se depositarem no fundo por ação da gravidade, dadas as interações eletrostáticas existentes entre elas (num coloide estável, as superfícies das partículas têm o mesmo tipo de carga – positiva ou negativa – pelo que as interações são repulsivas, caso contrário haveria aglomeração das partículas e o conduziria à floculação do coloide – “precipitação”).
Os coloides podem ser classificados da seguinte maneira:
• Aerossol: consiste em um sólido ou um líquido dissolvido em um gás.
• Espuma: consiste em um gás disperso em sólido ou líquido.
• Emulsão: são coloides formados por líquido disperso em outro líquido ou sólido. Ex: maionese, queijo e manteiga.
• Sol: são coloides formados pela dispersão de um sólido em um líquido.
• Gel: sólido aparentemente, de material