Coleta e Avaliação de Potencial Solar usando Imagens de Satélite e Processamento Estatístico
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E DE PRODUÇÃO
Autor: Kevin Santos Guedes
Co-Autor: Pedro Henrique Fonteles Dias
Orientador: Paulo Alexandre Costa Rocha
Coleta e Avaliação de Potencial Solar usando Imagens de
Satélite e Processamento Estatístico
1. Introdução
3. Resultados e Discussões
Com os avanços da tecnologia de energia solar, a sociedade encontra meios cada vez mais sustentáveis para a sua utilização, tais como a dessalinização da água e substituição de geradores residenciais de energia elétrica a partir de combustíveis fosseis. Para um melhor aproveitamento da energia solar, é desejável que as placas fotovoltaicas ou coletores solares sejam instalados em regiões com as maiores faixas de radiação solar possível.
Logo, é necessário uma coleta e avaliação do potencial solar para decidir como usufruir de maneira mais eficiente a energia proveniente do sol.
Tal análise é feita por meio de processamento estatístico de imagens adquiridas por satélite.
No presente momento, a pesquisa se encontra em fase de codificação das fotos TIFF obtidas pelo satélite.
Primeiramente, deseja-se conseguir um mapeamento de temperaturas como o conseguido por Dan Kelly para, em seguida, analisar as outras bandas de espectro presentes na foto TIFF.
2. Metodologia
O uso dos dados presentes nas bandas de espectro das fotos TIFF estão sendo analisados a partir do código base em R desenvolvido por Dan Kelley para mapeamento de temperaturas de uma parte da Nova Escócia. As imagens do tipo tiff são obtidas pelo site americano U.S. Geological
Survey que fornece informações geográficas através dos satélites OLI e TIRS da National Aeronautics and Space
Administration (NASA). O uso do biblioteca OCE para R, desenvolvido também por Dan Kelley, juntamente com o pacote TIFF, que é necessário para analisar as bandas de imagens do tipo tiff. Abaixo, o código utilizado:
1 library(oce)
2 l