Cultivo do Algodão
O algodão é cultivado em todo o mundo, mas as nações de maior cultivo de algodão são China, Índia, Estados Unidos, Brasil e Paquistão. Depois que as flores da planta do algodão florescem, elas caem e uma vagem verde redonda chamada de cápsula do algodão permanece. Esta cápsula, amadurece ao sol e as suas fibras de celulose expandem e explodem para fora da cápsula. Neste ponto, a planta de algodão está pronta para ser colhida.
Colheita do algodão
O algodão costumava ser colhido com as mãos, mas hoje o processo é feito mecanicamente. Pode ser feito com uma máquina que torce a cápsula de algodão ou com a que extrai a cápsula inteira da planta. As cápsulas colhidas são embaladas em grandes fardos e transportadas para a fiação de algodão.
Descaroçamento do algodão
As cápsulas de algodão são processadas em um descaroçador, que remove as sementes e vagens das fibras. Este limpa e seca o algodão cru, removendo todos os detritos e passando-o por uma série de pentes. Os pentes também escovam as fibras retas, alinhando-as. Esta fibra é prensada em grandes fardos, sendo estes classificados por avaliadores de algodão profissionais de acordo com o comprimento do grampo, cor e limpeza, que são fatores que afetam o valor. A fibra normalmente é vendida e enviada para uma fábrica têxtil para ser transformada em tecido.
Fiação do algodão
Quando fardos de fibra chegam à tecelagem, eles são limpos mais uma vez por uma máquina que funde as fibras. Estas então, são classificadas por comprimento, pois apenas as fibras de algodão mais longas são adequadas para a fiação em fio. As fibras curtas são separadas e enviadas para outros lugares, como a produção de papel e de outros produtos. As mais longas são processadas por uma máquina de cardar, que penteia e alinha as fibras em uma corda longa macia, chamada fita. A fita, é levada para uma estrutura de fiação para ser transformada em fio. A máquina remove fibras individuais de algodão da fita, torcendo-as com