Colapsos
Tema
Grandes erros cometidos em obras de Engenharia Civil: colapsos famosos.
Subtemas
Desabamento de três prédios no Rio de Janeiro (25 de Janeiro de 2012)
Ponta de Tacoma Narrows, 1940 (Inaugurada em 1938 e apenas dois anos depois da sua inauguração viu o seu fim como consequência de ventos a 67 km/h que geraram movimentos de torção, fazendo a estrutura cair na enseada Puget Sound. Foi apelidada de “Grande Galopante” pelos moradores locais, devido à violência com que balançava).
O Passeio de Hotel Hyatt Regency, 1981 (Construído em 1979. Uma falha no projecto colocou o dobro do peso pretendido em uma pequena porca que segurava a armação de aço do passeio que resultou no desabamento de um outro passeio imediatamente abaixo matando mais de cem pessoas).
Conjunto de apartamentos Lotus Riverside, 2009 (Prédio residencial de 13 andares que ainda estava em construção quando caiu. Os trabalhadores tinham removido uma grande quantidade de solo para construírem a garagem. A terra escavada que se foi acumulando ao lado do prédio fez com que o leito de um rio corresse para baixo do prédio o que, por conseguinte, transformou as suas fundações numa piscina de lama instável).
Hotel e Spa Vdara, 2009 e o prédio 20 Fenchurch Street, 2013 (Hotel – aumentava a potência dos raios solares directamente para a área das piscina, queimando cabelos humanos e derretendo plásticos; Prédio – conhecido como “Walkie Talkie” ainda antes da sua conclusão tem recebido acusações de derreter veículos, uma vez que a luz solar bate nos vidros espelhados do edifício que tem formato côncavo e, com isso, o reflexo atinge os carros estacionados nas ruas adjacentes).
Devastação no Haiti expõe construção de má qualidade (Mesmo antes do sismo, os edifícios de Haiti tinham um histórico de segurança fraco. Por exemplo, quase 100 pessoas, nomeadamente crianças, morreram quando duas escolas desabaram, com apenas alguns dias de intervalo, em Novembro de 2008 e aquando deste acontecimento, as