colapso
Candida Maria Plaza Teixeira
Professora Doutora em Psicologia da Universidade Braz Cubas
Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Professor Doutor em Física do CEFET-SP e da PUC-SP
Jared Diamond, é professor de fisiologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), e notabilizou-se por livros de divulgação científica muito bem escritos e bem recebidos pela crítica. Seus livros anteriores “The third chimpanzee” (ainda sem edição em português), “Por que o sexo é tão divertido” e “Armas, germes e aço” são excelentes obras de divulgação científica que permitem ao público leigo participar do debate sobre a evolução histórica da nossa própria espécie.
Já em “The third chimpanzee”, Diamond especula sobre a singularidade da espécie humana que consegue dominar o planeta mesmo tendo apenas 2% de diferença em termos genéticos com relação aos chimpanzés, nossos “parentes” mais próximos em termos evolucionários. Neste livro, o tema recorrente é a forma pela qual nossa espécie conseguiu em tão curto espaço de tempo dominar a natureza em escala planetária, mas, também, destruir esta mesma natureza e, concomitantemente, se auto-destruir.
O pequeno livro “Por que o sexo é tão divertido?” é um delicioso ensaio sobre as causas de muitos dos comportamentos sexuais da espécie humana, “um animal com uma vida sexual muito esquisita” como afirma o título do seu primeiro capítulo. Diamond tem um talento especial para escolher títulos dos capítulos – e também dos livros – muitas vezes nomeando-os por meio de questões ou provocações postas ao leitor, como por exemplo, “Por que os homens não amamentam seus bebês?”, “Para que servem os homens” e “O momento errado para o amor – a evolução do sexo como diversão”.
Finalmente, “Armas, germes e aço” é um livro com preocupações históricas explícitas, no qual o autor tem como principal desafio desenvolver a história humana como uma ciência, analisando