Colapso - jared diamond
A história como fator determinante para os problemas contemporâneos
Na obra de Jared Diamond, Colapso – como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso - o autor usa como base argumentativa fatos históricos que tiveram como consequência a atual ordem social e ambiental dos tempos modernos. No capítulo estudado, são abordados os fatores históricos e naturais que contribuíram firmemente para as condições atuais do Haiti e da República Dominicana. O estudo se inicia com o marco divisório entre os dois países que dividem a mesma ilha, a Hispaniola. Através de estudos e descobertas de disciplinas como botânica, zoologia e conhecimentos de religiões, Diamond investiga o lado dos derrotados, como tentativa de entender como sociedades que tinham tudo para dar certo e se tornar países mais prósperos, fracassam ou desaparecem. A República Dominicana situa-se na parte oriental da ilha, com uma paisagem mais verde. O Haiti encontra-se na parte ocidental, com uma vista mais pálida e marrom. Diamond vai além.
Em muitos lugares na fronteira é possível olhar para leste e se deparar com florestas de pinheiros e, então voltar-se para oeste e nada ver além de campos quase desprovidos de árvores. (DIAMOND, Jared. Colapso)
As diferenças ecológicas refletem também as diferenças de suas economias. Produto de fatores históricos, as carências envolvendo os dois países (com maior grau de seriedade na parte correspondente ao Haiti) têm sua origem na colonização, disputada pela Espanha e pela França, e posteriormente abandonada e destruído o seu sistema de escravidão, contudo, quando o Haiti conseguiu a independência ainda era a parte mais rica e mais populosa da ilha, que lançou sucessivas invasões para conquistar o lado oriental,