Resumo Os Colapsos Maias de Jared Diamond
• Dano ambiental. Os danos ambientais de origem antrópica para o declínio das sociedades parecem estar diretamente relacionados à capacidade de resiliência dos ecossistemas (capacidade da natureza se recuperar após um distúrbio) afetados e à extensão dos danos efetivamente provocados pela ação humana. Em geral, desmatamento e erosão.
• Mudanças climáticas. Alterações das características esperadas para cada uma das estações do ano, derivadas de fenômenos de alcance global (grandes terremotos, degelos, erupções vulcânicas, tempestades solares, entre outras). Essas alterações exerciam fortíssima influência (para o bem ou para o mal) nas sociedades do passado, ainda mais fortemente dependentes que as atuais dos ciclos anuais de morte e renascimento (inverno/primavera).
• Vizinhança hostil, ou seja, competição entre reis e nobres que culminaram em uma ênfase crônica na guerra e na construção de Monumentos. De acordo com Diamond, deve-se avaliar esse fator com cautela. De fato, antes de uma sociedade vir a sucumbir perante seus vizinhos, podem ter ocorrido e perdurado diversas outras circunstâncias favoráveis ao seu enfraquecimento e, em conseqüência, à sua ruína.
• Parceiros comerciais amistosos. Basicamente, parcerias comerciais baseadas na troca de produtos essenciais a cada uma das sociedades. Daí, se um dos parceiros por qualquer motivo enfraquecer, arriscará a sobrevivência do outro.
• Respostas da sociedade aos seus problemas. Depende das instituições políticas, econômicas e sociais, bem como dos valores de cada sociedade